sexta-feira, 1 de agosto de 2014

UMEAB

União das Mulheres Episcopais Anglicanas do Brasil
Diocese Meridional

“Eu sou a videira, vós os ramos. Todo aquele que está unido a mim e eu a ele, dará muitos frutos.” Jo. 15.3
“Mulher, grande é tua fé” – Jesus Cristo
 Quem Somos?
A União das Mulheres Episcopais Anglicanas do Brasil (UMEAB) é um sodalício da IEAB. Segundo o dicionário Aurélio, a palavra “sodalício” significa: “sociedade de pessoas que vivem juntas ou em comum”. Para os Cânones da IEAB, a UMEAB (assim como outros sodalícios), existe para auxiliar o desenvolvimento da vida espiritual e comunitária do Povo de Deus.
A UMEAB se organiza, em nível nacional (Provincial), através de uma Diretoria Nacional. As Metas de Ação fixadas pela Diretoria Nacional servem também para o trabalho em nível Diocesano e para os Núcleos que existem em nossas comunidades.
A função principal da Diretoria Diocesana da UMEAB é organizar, avaliar e planejar as atividades das Metas de Ação no período de 3 (três) anos.

Adorar e Servir
Objetivos: O objetivo deste sodalício com as senhoras da Comunidade Local é reconhecer o potencial das mulheres no Reino de Deus. As UMEAB’s oram, visitam e realizam eventos evangélicos como Chás, Almoços, Jantares. Promovem encontros, pra envolver as mulheres na igreja com palestras relacionadas com a vida emocional, espiritual e física da mulher.
Missão: Edificar e integrar as mulheres que conhecem a Cristo, para que alcancem suas amigas no contexto de seus relacionamentos.
Ser Mulher Cristã – Anglicana: A UMEAB tem a visão, que a mulher, desempenha um papel importante na sociedade, pois ela auxilia na educação dos filhos para serem homens e mulheres de fé, cuidar a vida da casa, e ajuda muitas vezes no sustento do lar, enfim, vive o dia-a-dia agitado. Entretanto, não deve se esquecer de ser uma mãe atenciosa, uma pessoa que se preza e honra o seu casamento, uma mulher que dá bom testemunho mantendo limpa e em ordem a sua casa e, que ainda consegue ir para o trabalho e executar bem suas tarefas. A prática da virtude também é importante: “Casa e riquezas são herdadas dos pais; mas a mulher prudente vem do Senhor”. (Prov. 19.14).
Mulheres de fé: A mulher age através da fé. Nós mulheres temos que exercitar a nossa fé, pois somos mais sensíveis ao Espírito Santo e, obedientes a Palavra de Deus interceder com orações ao Altíssimo, por nossa família, pela Igreja e pelo mundo necessitado de paz. O Núcleo UMEAB se reúne para estabelecer metas, estudar a Palavra de Deus, Orar e Ajudar sua comunidade. Podendo também realizar cursos de bordados, pintura, ações humanitárias, etc.

Compromissos da UMEAB
A UMEAB incentiva a prática de suas atividades que fazem parte da sua identidade:
Oferta Unida de Gratidão: Desde o início do século XX, vem acontecendo um dos programas mais conhecidos entre as mulheres: a OUG. A Oferta Unida de Gratidão tem uma característica própria: é simplesmente uma oferta de gratidão simbolizada por pequenos cofres azuis de papelão, que são conhecidos como “caixinhas azuis”. Nelas, mulheres e suas famílias depositam pequenas importâncias em dinheiro, sempre que se sentem agradecidas por alguma bênção recebida (uma alegria de vida; o nascimento de um filho; uma data especial a comemorar; etc.). As Caixinhas Azuis são recolhidas no mês de julho e no 1º domingo do Advento. O valor arrecadado é enviado à Diretoria Diocesana que, por sua vez, é remetida à Diretoria Nacional, para contemplar projetos de Ação Social da IEAB.
Oração pela Oferta Unida de Gratidão
Ó Senhor, nosso Pai Celestial, nós te suplicamos que mandes mais obreiros para a tua seara e que lhes concedas tua graça especial para toda necessidade. Guarda e guia os que trabalham no campo missionário e conserva-nos numa comunhão mais íntima com eles. Inspira o coração das pessoas em toda parte, a doar alegremente, assim como tu as abençoas-te. Aceita de nossos corações agradecidos a oferta unida e grata de oração, de dádivas e de serviço alegre; e, abençoa a mesma para a vinda do teu Reino. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.
Dia Mundial de Oração: O Dia Mundial de Oração é um movimento Ecumênico, que reúne mulheres cristãs, de todo o mundo e de muitas tradições, para observar um dia comum de oração por ano.
Através do Dia Mundial de Oração, que sempre acontece na Primeira Sexta-Feira do mês de Março, mulheres são encorajadas: 1) a se conscientizarem do que acontece no mundo e a não viverem isoladas; 2) a levarem as cargas de outras pessoas, orando com e por elas; 3) a reconhecerem seus dons e talentos e usá-los em benefício da comunidade; 4) a se enriquecerem com experiências de fé vividas por cristãos de outros países.

Que é o diferente, o novo, que propomos hoje aos nossos Núcleos?
Primeiro: Fundamentalmente se trata de cultivar a atitude de ir ao Encontro das pessoas (de outras senhoras), as famílias, os ambientes, dispostas a descobrir e valorizar o que há de ação de Deus nelas. Este critério nos permitirá revisar nossas experiências como grupo de Mulheres da comunidade e encarar nossa missão com um espírito novo. Pode servir-nos perguntar-nos: Como vamos fazer para ir? Para onde vamos? A quem vamos? O que levamos? Como fazemos?
Segundo: Fortalecer a UMEAB nas bases, ou seja, fortalecer o papel e o trabalho da Mulher na Igreja nos seus respectivos Núcleos.
Terceiro: Como iniciar um Núcleo da UMEAB na sua Comunidade? Formar um Núcleo não é simplesmente conseguir reunir na Paróquia ou na Missão um grupo de Senhoras. É muito mais do que isso.
1º Passo: Investir nas Pessoas – É possível iniciar um Núcleo, e há pessoas com este dom especial. Se você é mulher corajosa, com o dom de liderança, comece fazer contatos com suas amigas, conhecidas da comunidade ou fora dela. E convide-as a encontrar-se como um grupo de amigas para a oração, reflexão, etc. Fale com seu pároco/a do seu sonho.
2º Passo: Reunião – Marcar uma data para o primeiro encontro. Apresentação. Ver a possibilidade de encontros mensais, semanal ou quinzenal.
3º Passo: Criação do Núcleo – Com o tempo você sentirá quais são as possibilidades reais de dar continuidade. Se há certa maturidade em todas, proponha a Formação do Núcleo da UMEAB de acordo com os cânones da IEAB e o Regulamento da UMEAB. Mas lembre-se que as pessoas hoje não se orientam tanto por regras ou rigorismo religioso. Igreja é um espaço saudável de espiritualidade centrada numa pessoa: Nosso Senhor Jesus Cristo. Igreja é um organismo vivo organizada de forma tal, que todas as pessoas se sintam bem acolhidas e valorizadas. E sejam convidadas a participar e a comprometer-se.
4º Passo: Formação e Estabilidade do grupo – Comunique e convide a Diretoria Diocesana da UMEAB. E, numa celebração especial oficialize o Núcleo para dar Continuidade com a Graça e Bênção de Deus.

“As UMEAB’s são pequenos motores espirituais da nossa igreja que ajudam e muito o andamento de uma comunidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário