segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Tempo Para a Criação - 1º de Setembro a 4 de Outubro de 2014

A Diocese Meridional, através do Movimento Franciscano, está mais uma vez organizando o “Tempo para a Criação”, que vai entre a data do ano novo das Igrejas Ortodoxas do Oriente até a data de São Francisco de Assis. Esta é uma iniciativa do Conselho Mundial de Igrejas em nível global. Aqui traduziremos a proposta e depois colocaremos os desafios que propomos em nossa diocese. 

A proposta do Conselho Mundial de Igrejas para 2014
Osama Yacoub carrega uma árvore para plantar na aldeia egípcia de Sakra. A campanha de plantação de árvores é parte de um projeto patrocinado pela ACT Alliance e coordenado pela Bless, a agência de desenvolvimento social da Igreja Ortodoxa Copta. Ele prestou assistência econômica às famílias e comunidades afetadas pelas mudanças políticas da Primavera Árabe, em que muitos egípcios que trabalham no estrangeiro, na Líbia e em outros países, ou na capital do país, Cairo perderam seu emprego. 

Vamos nos juntar a peregrinação da justiça e da paz 
Um dos marcos significativos relacionados às mudanças climáticas nesta peregrinação é a Cumbre Inter-religiosa sobre as Alterações Climáticas em 21-22 setembro 2014. O encontro será realizado envolvendo 30 líderes religiosos, que se comprometeram a promover justiça climática e cuidar da terra tanto em nível nacional como internacionalmente. 
É necessária uma ação a nível mundial para que a questão das mudanças climáticas receba a atenção que merece. Os esforços da reunião os líderes em Nova Iorque será reforçada por iniciativas em comunidades de base em todo o mundo. Incentivamos para a realização de iniciativas a nível local, com uma abordagem inter-religiosa, se possível. Estas iniciativas serão apresentados no site da Summit (por favor enviar as informações para info@interfaithclimate.org). 

Outra campanha inter-religiosa tem como objetivo reunir pessoas de diferentes credos em jejum, um exercício espiritual de solidariedade para com as vítimas da mudança climática. O CMI é um dos promotores desta iniciativa, durante a qual nós convidamos tod@s para este ação no primeiro dia de cada mês.

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Bispo Diocesano

Leia mais no blog Tempo para a Criação: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário