quarta-feira, 10 de junho de 2020

Abraço Negro - Pastoral Afro da Diocese Meridional


O Abraço Negro - Pastoral Afro da Diocese Meridional responde à decisão do último Sínodo Geral da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (Brasília, junho de 2018), que assumiu a Década de Afrodescendentes (2015-2024) – declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) – como pauta prioritária na IEAB.

O Abraço Negro tem parcerias com o Centro Ecumênico de Cultura Negra (CECUNE), com organizações de Mulheres Negras do RS, e tem estreitado o diálogo inter-religioso com outras tradições cristãs e suas pastorais afro, bem como com tradições de matrizes africanas.

O diálogo com quilombolas e povos indígenas é também uma das ações da Pastoral, que se propõe a fortalecer o conceito de "Igreja Segura" também para esses grupos em grave situação de acúmulo de vulnerabilidades.

Todas as atividades da Pastoral são educativas e têm como principal pressuposto teórico a Hermenêutica Bíblica Negra, buscando instrumentalizar lideranças para o enfrentamento ao racismo.


OBJETIVO GERAL:
Implementar ações de enfrentamento ao racismo na Diocese Meridional, a partir do diálogo inter-religioso com as tradições de matrizes africanas, afro-brasileiras e indígenas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. Capacitar as Paróquias Anglicanas de Porto Alegre (inicialmente) para a promoção do respeito à diversidade religiosa e práticas não racistas;
2. Aproximar a prática pastoral da vida de pessoas e comunidades negras (quilombos, movimentos negros, feminismos negros, comunidades de Terreiro, Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros etc.); e de povos indígenas;
3. Promover espaço de acolhimento e promoção do respeito às diversidades étnico-racial e religiosa.










PERSPECTIVAS PARA 2020
Além de seguirmos com a linha de atuação PARCERIAS E FORMAÇÃO, com a ampliação da equipe de coordenação de 02 para 10 lideranças negras diocesanas, atuaremos também com:
Memória – História – Acervo;
Marcos Legais;
Projetos e captação de recursos;
Arte e Cultura;
Secretaria;
Imigração e Migração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário