domingo, 26 de novembro de 2017

20 anos do Conselho de Ensino Religioso do RS

Em 26 de novembro de 2017 o Conselho de Ensino Religioso do Estado do Rio Grande do Sul, CONER/RS, completa 20 anos de existência.
É uma data significativa pois a entidade tem por finalidade congregar denominações religiosas interessadas para somar esforços e garantirem que o Ensino Religioso, direito do aluno, garantido por Lei, seja oferecido na escola pública, respeitando a liberdade de consciência religiosa, como parte integrante da formação básica do cidadão.
Outrossim, o CONER/RS colabora com o sistema de ensino estadual na regulamentação dos processos para a definição da formulação e execução dos conteúdos básicos, acompanhando sua aplicação e apoia a formação dos profissionais da educação para o Ensino Religioso.
A caminhada dos 20 anos tem sido marcada pela luta constante de garantir o exercício de suas finalidades.
O CONER/RS, com sede em Porto Alegre, expande-se através de várias Seccionais, sediadas em diferentes municípios do Estado, fazendo-se presente junto as comunidades escolares, discutindo e organizando-se para colaborar com os sistemas de ensino.
São as seguintes denominações religiosas filiadas, que compõe o CONER/RS:
Centro Budista Chegar Gomos Brasil
Confissão Israelita
Convenção Batista do Rio Grande do Sul
Convenção das Igrejas Evangélicas e Pastores das Assembleias de Deus no Rio Grande do Sul
Federação Espírita do Rio Grande do Sul
Igreja Adventista do Sétimo Dia
Igreja Católica Apostólica Romana
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
Igreja Evangélica Congregacional do Brasil.
Igreja de Confissão Luterana no Brasil
Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil
Igreja Metodista
Sociedade Islâmica de Porto Alegre.
Rogamos a Deus que abençoe a todos, nos envolvendo em luz e paz para continuarmos a caminhada rumo ao futuro, na luta para garantir ao aluno de nossas escolas o direito a educação de qualidade na sua formação de cidadão.
Gladis Pedersen de Oliveira – Presidenta do CONER

Mensagem de Padre Enrique Illarze, pelos 20 anos do CONER

Querid@s amig@s, PAZ!
Estamos festejando o nosso primeiro quintil de vida, de serviço comprometido à causa do Ensino Religioso no Brasil tudo e especialmente em nosso Rio Grande do Sul. Que alegria quando me disseram: vamos festejar juntos ...! E desde meu remoto lugar en Salto, junto ao rio Uruguai e à represa de Salto Grande. Me sentí contento e orgulhoso pelo que tudo isso significou na minha vida. Olhei atrás e recordei ....quando em 1994 me iniciei no antigo CIER de Santa Catarina e onde começou também o tempo da minha conversão ao ER. Como uruguaio no me parecia algo bom mas aos poucos fui mudando e me entrosei (lá fiquei, em Araranguá, até 1997).
Quando a minha transferência para São Francisco de Paula/Taquara e a área de São Leopoldo (em 1998), o processo se aprofundou, pois foi ali onde o Senhor rodeou-me de pessoas que souberam não só receber-me, mas guiar-me, ter paciência com o "castelhano" e com o meu "portunhol", me ensinar  e dar-me a chance de ajudar na medida do possível. Comparti acordos e desacordos, euforias e baixos astrais, estancamentos, avanços e também retrocessos: mas em todos os casos a mística do ER nos unia e nos animava a seguir na luta. Tantos nombres: Hna. Rohr, Dom Warmeling em SC, Remi, Pedro, Vilma, Iris, a coordenadora de ER da Prefeitura de Taquara, o trabalho das assessorias pelo RS afora, as reuniões mensais no Centro Arquidiocesano, o peso da responsabilidade na Diretoria do CONER e de 6 anos na sua Presidência (2003-2009).
E já como Presidente: as visitas nas Coordenadorias, os encontros de professores, os cursos pelo interior tudo, os Congressos, reuniões na Secretaria da Educação do RS, as idas e vindas para fazer ingressar o ER nas Universidades, especialmente na Estadual do RS, as alarmas e inquietações, os esforços para adaptar-se a mudanças nos campos educacionais e políticos. O trabalho para integrar novas denominações: a Federação Espírita, os Muçulmanos, os Budistas: os bons frutos que tal inclusão gerou e também as reações adversas que ela provocou.
Por tudo isso: Obrigado, Senhor, e te peço com todo meu coração que sustentes, abençoes e guies a todos os que, firmes e esforçados, continuam nessa carreira de postas, em que a insignia do ER vá passando de mão em mão e na qual todos somos partes da equipe do CONE/RS.
Recebam, então, amig@s, o grande abraço fraterno do amigo uruguaio que não os esquece:

Padre Enrique Illarze, OblSB.

Leia mais sobre o CONER/RS no site:
https://conerrsblog.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário