sexta-feira, 1 de junho de 2018

Aprovado casamento religioso entre pessoas do mesmo sexo


O dia 1º de junho, de 2018, aniversário de 128 anos da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) foi também um momento histórico, pois, aprovou uma mudança canônica que permitirá o casamento religioso de pessoas de mesmo sexo. A aprovação da proposta que permite o sacramento do matrimônio para duas pessoas, independentemente de gênero e orientação sexual, foi aprovada por uma grande maioria de votos – 57 a favor, 3 contra e 2 abstenções. Esta é a terceira vez que o assunto é apreciado pelo Sínodo Geral, que agora aprovou a matéria, reservando sua plena concretização a partir de aprovação canônica em cada diocese.
No momento em que qualquer diocese da IEAB aprovar em concílio esta alteração nos cânones diocesanos, uma pessoa membro da Igreja que já convive com outra do mesmo sexo ou que segue esta orientação sexual em sua vida, poderá receber a benção da união matrimonial. E para esta celebração de matrimônio não serão necessárias mudanças litúrgicas, visto que o rito matrimonial do Livro de Oração Comum de 2015 foi adequado à neutralidade de gênero e deverá ser usado para a celebração do matrimônio entre duas pessoas de quaisquer gêneros.
O 34º Sínodo Geral da IEAB, que iniciou na noite de ontem, após dois de Confelider, o encontro nacional de lideranças, segue até domingo ao meio dia com uma extensa pauta que contempla alterações canônicas e eleição de Bispo ou Bispa Primaz e outros cargos e funções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário