Diocese Meridional

Diocese Meridional:
A Diocese Meridional, que passou a ser chamada assim a partir de 1950, quando o então distrito missionário do Brasil foi dividido em três dioceses, é o berço do anglicanismo no Brasil.
Sua origem e sua história têm antecedentes a essa data, já que foi na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 1890, que James Watson Morris e Lucien Lee Kinsolving, missionários da Igreja Episcopal dos Estados Unidos, iniciaram o processo de implantação e estabelecimento do anglicanismo no Brasil.

Escritório Diocesano:
Av. Engº. Ludolfo Boehl, 278 . Teresópolis
91720-150 . Porto Alegre - RS
Fone/Fax: (51) 3318.6199/3318.6031
e-mail: dm@ieab.org.br

Dados Gerais: 
A Diocese Meridional abrange a parte oriental do estado do Rio Grande do Sul, onde estão localizadas a maioria das comunidades diocesanas, e Sul de Santa Catarina.
A sede diocesana está localizada na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, cidade que entrou no cenário mundial por ter sediado a maioria das edições do Fórum Social Mundial.
A Diocese Meridional possui por volta de 13.000 membros batizados, espalhados por 17 paróquias e 15 missões e pontos missionários. Para desenvolver o trabalho estão envolvidos homens e mulheres ordenados ao diaconato e ao presbiterado, bem como ministros(as)-leigos(as). 

Brasão Diocesano:
O simbolismo presente no selo diocesano está abaixo resumido:
Mitra - símbolo do Episcopado, sinal da autoridade e do cuidado e zelo, o Velho e o Novo Testamento.
Pomba - simboliza a Paz, a pureza, a doçura, a modéstia e a humildade. Símbolo da inspiração divina e sinal da presença do Espírito Santo.
Chaves - símbolo de restauração, da confissão e da absolvição; recorda-nos também a sacralidade da Igreja de Cristo. representa São Pedro (Mt. 16:19).
Cajado - representa o bastão do pastor que guarda o seu rebanho de todo o mal.
Cruz Celta - é uma das mais antigas formas de representação da Cruz, derivada da tradição do povo celta britânico. O círculo presente atrás da cruz simboliza a eternidade de Deus.
Confitemini Domini - primeiro versículo (forma latina) do salmo 107: “Rendei graças ao Senhor!”. Resplendor - lembra a Glória do Filho de Deus representada pelos raios que partem da Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário