sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Pastorais

Pastoral
Uma Pastoral é um grupo de pessoas que se unem para lutar contra algum problema específico que atinge a vida das pessoas, ou lutar pelos direitos delas, ou ainda para atende-las cuidando de sua saúde emocional, física e espiritual, visando sempre a integridade humana, sua dignidade e cidadania.
Por serem de caráter específico, podem existir muitas frentes de pastorais em uma diocese.
Na DM existem algumas que atendem o chamado vocacional para o interior das comunidades como p.ex. a Pastoral de Música e Liturgia e àquelas que atendem sua vocação em caráter externo como p.ex. a Pastoral para Pessoas Portadoras de Deficiência Física.

Pastoral Indigenista
Objetivo 
Ministério Diocesano entre o povo indígena que habita ainda no sul do Brasil, especialmente aqueles que vivem na área de Viamão.

Membros 
Rev. Humberto Maiztegui Gonçalves
Erci Felisbino da Silva

Pastoral das Pessoas com Deficiência (PAPEPODE)
Ministério dedicado para uma maior atenção e cuidado aos portadores de necessidades especiais, buscando a sua re-integraçào na sociedade e preparando comunidades paroquiais para melhor acolhida e recepção de pessoas neste contexto.
Coordenadora: Eva Arrieche

Pastoral Hospitalar
O QUE É: é uma Secretaria da Diocesse Meridional, sob a coordenação do Rev. Joel da Silva Soares cujo trabalho de atendimento pastoral é oferecido aos enfermos(as) hospitalizados(as) na Capital, vindos de todas as Dioceses da Igreja Episcopal Anglicana no Brasil.
COMO ATUA: sua atuação se destina à visitação, celebração eucarística e bênção da saúde a todas as pessoas, membros da igreja, familiares ou amigos, procedentes de cidades do interior, bem como de todo o Brasil.
CONTATO COM O ENFERMO: através de dados referentes aos enfermos, comunicado ao ccordenador e/ou Diocese Meridional pelos bispos, párocos, responsáveis ou irmãos paroquianos.
LEIGOS COLABORADORES: além do presbítero responsável pela coordenação, que ministra a eucaristia e acompanha, visitando regularmente o enfermo e familiares, existem oito irmãos e irmãs, colaboradores pertencentes a diversas paróquias, como segue: Elaine da Silva Müller - paróquia do Calvário, Nova Santa Rita; Elizabeth Vargas - paróquia do Redentor, Capital; Erci Felisbino da Silva - paróquia da Graça, Viamão; Eva Arrieche, Gilda Maria de Oliveira e Maria de Fátima Ganzen - paróquia da Ressurreição, Capital. Também colaboram especialmente Carmen Luisa Coutinho e Maria Anunciação Barreto Almeida Castro, ambas da Ordem das Filhas do Rei, Capítulo Cristo Redentor da paróquia do Redentor na Capital.
NOVOS COLABORADORES: qualquer irmão ou irmã, da nossa Diocese, que se achar vocacionado e desejar participar da Pastoral Hospitalar poderá comunicar ao seu pároco ou diretamente ao coodenador.
Coordenador: Rev. Joel Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário