sexta-feira, 10 de julho de 2015

Resplandecendo a luz de Cristo!

Resplandecendo a luz de Cristo!  Este foi o lema da 46ª. Trienal da Ordem das Filhas do Rei (46th DOK Triennial 2015 – The Order of the Daughters of the King), em Midway, Utah, EUA.
Sob este lema inspirador, centenas de irmãs da Ordem das Filhas do Rei dos Estados Unidos, juntamente com alguns bispos, clérigos, clérigas, leigos e leigas, reuniram-se para adorar, orar, estudar e partilhar momentos luminosos do ministério da Ordem.
De 18 a 23 de junho p.p. em um belíssimo cenário, nas montanhas floridas de Midway, em Utah, a Ordem das Filhas do Rei vivenciou celebrações de profunda espiritualidade, oficinas de diaconia, solidariedade, estudos da Palavra, evangelização e muita convivência fraterna.
Nesta mesma convenção, reuniu-se a Ordem das Filhas do Rei Junior, onde meninas de 09 a 16 anos também muito aprenderam como melhor servir a Nosso Senhor, entre oficinas, estudos e testemunhos.
Parte de destaque foi a participação, novamente, das Filhas do Rei Internacionais – de países onde a Ordem foi instalada e que vêm desenvolvendo seus ministérios nas mais diversas formas culturais – no intuito de servir suas comunidades nas muitas Províncias Anglicanas.
A Ordem no Brasil, mais uma vez, foi convidada a participar e dar seu testemunho de oração e serviço, tendo como destaque o seu trabalho, sendo o primeiro país, fora dos Estados Unidos, a ter uma Coordenadoria Nacional organizada, atuante e com sede própria.  
As 21 oficinas oferecidas apresentaram temas de grande importância para a vida da Igreja e da Ordem, tais como: “Ouvindo a oração: como ouvimos a Deus no silêncio, como através da oração transformamos a vida, e como ouvimos a própria vida”; “Por que ter um capítulo da Ordem das Filhas do Rei em Israel: há esperança para a paz em Israel? Um capítulo da OFR pode fazer diferença em Jerusalém?”; “Esperança: como nossas preocupações terminam - a palavra esperança na Bíblia e sua mensagem de fé”; “O Ministério de mulheres e meninas em Durgapur, Índia”; “Oração, Serviço e Evangelismo: o chamado da divina misericórdia leva-nos a ver a face de Deus no irmão necessitado e inspira-nos a trabalhar de corpo e alma, com compaixão e oração a todos que precisam de nós”.
Em toda a Trienal, sentimos realmente que a luz de Cristo estava ali presente, iluminando e abençoado centenas de mulheres que declararam amor ao seu Rei e Senhor.
 Tivemos ainda, a oportunidade de reencontrar amigas de antiga Trienal: indianas, hondurenhas, norte-americanas, bem como conhecer novas irmãs de outras nacionalidades. Filhas do Rei de Malawi, Israel, Alemanha, República Dominicana, entre outras.  Entre tantas línguas, realidades e culturas diferentes não havia barreira alguma, somente a linguagem do amor. Em todo o momento era nítida a presença de Deus naquela assembléia.
Entre os 546 participantes, com toda esta diversidade, o que prevaleceu foi o resplendor da luz divina aquecendo os corações e a fé de todos aqueles e aquelas que através da Ordem das Filhas do Rei prometeram também ser luz no mundo.
Que privilégio sair desta assembléia fortalecida, animada e com a certeza e a alegria de compartilhar através da Ordem das Filhas do Rei, a experiência de receber e ser luz resplandecente de Jesus Cristo!
Abençoadas também foram as visitas aos capítulos da Ordem, em Brasília e em Pelotas, aos quais, como coordenadora nacional, tive o privilégio de partilhar dias de muita alegria.
No dia 27 de maio, sob chuva intensa, mas com uma acolhida radiante como um dia de sol, a diocese Anglicana de Pelotas, através das irmãs da Ordem, capelães e o Bispo diocesano, Dom Renato Raatz, compartilhou o que a OFR tem feito nesta diocese. Um trabalho intenso de dedicação, evangelização e apoio mútuo nas diversas comunidades onde as Filhas do Rei se encontram. Testemunhos de amor que dignificam a vocação e os votos professados ao Senhor da Vida, a serviço do Seu Reino.
E com mesma alegria foi conhecer o mais recente capítulo da Ordem na Diocese Anglicana de Brasília, de 09 a 15 de junho. O Capítulo Maria Madalena Apóstola, foi organizado pela Revda. Patrícia Powers, há um ano e meio, e mesmo ainda em recente caminhada, já tem dado passos largos no carisma da oração e serviço. O grupo tem se reunido em momentos de oração, estudo, diaconia e apoio à diocese, e em particular, à sua capelã, Revda. Deã Magda Guedes, na Catedral da Ressurreição.
Também tem desenvolvido o trabalho de apoio ao projeto SAME – Serviço de Apoio ao Menor Estudante - junto à Missão Espírito Santo na cidade de Pedregal.
Em todos estes momentos, vi muita dedicação, presenciei testemunhos e experiências de fé maravilhosas; também dificuldades e muito esforço. Mas, é verdade que a luz de Cristo brilha sobre todos aqueles que por Ele são chamados e iluminados. Deus se faz presente por meio de cada mulher que trabalha Por Seu Amor, e que aceita o Seu chamado através da Ordem das Filhas do Rei.
E ainda que vivamos num mundo ofuscado muitas vezes pela escuridão, cabe a nós, Filhas do Rei, a continuarmos a ser como pequena chama da grande luz que ilumina todos os caminhos e que resplandece como o sol radiante. Somos continuamente chamadas, em qualquer tempo e lugar, a resplandecer  a luz de Cristo!

Por Seu Amor.
Helena Gastal de Castro Ramos
Coordenadora Nacional da Ordem das Filhas do Rei

“Sou apenas uma, mas eu sou uma.
Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa.
O que posso fazer, devo fazer.
O que devo fazer,  pela graça de Deus o farei.
Senhor, que queres que eu faça?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário