domingo, 1 de junho de 2014

Igreja Episcopal Anglicana no Brasil 124 anos, a missão de Deus continua.

O primeiro culto que marca a presença da Igreja Anglicana no Brasil foi realizado na tarde do dia 1º de junho de 1890, Domingo da Trindade, em Porto Alegre, na rua Voluntários da Pátria nº 387, numa ampla casa alugada, que ficou conhecida como Casa da Missão. Na época, a cidade tinha aproximadamente 60 mil habitantes. 
Os anglicanos começaram a celebrar o seu culto a Deus em terras brasileiras no início do século XIX, quando foi estabelecida a primeira capelania inglesa no Rio de Janeiro. Isso foi em 1819. A finalidade das capelanias era atender às necessidades espirituais de ingleses que viviam em nossas terras.
Entretanto, a igreja voltada especialmente para os brasileiros começou intencionalmente em 1890. Foi nesse ano que dois missionários americanos, Lucien Lee Kinsolving e James Watson Morris, organizaram a missão em Porto Alegre, onde foi celebrado o primeiro culto.
A Diocese Meridional, que passou a ser chamada assim a partir de 1950, quando o então distrito missionário do Brasil foi dividido em três dioceses, é o berço do anglicanismo no Brasil.
Por isso, podemos considerar o ano de 1950 como a criação da Diocese Meridional, mas a presença anglicana que deu origem a Igreja Episcopal Anglicana no Brasil é na data 1º de junho de 1890.

Igreja Episcopal Anglicana no Brasil 124 anos, a missão de Deus continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário