sábado, 7 de junho de 2014

Mensagem do Bispo Diocesano para a Festa de Pentecostes


MENSAGEM DE PENTECOSTES
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. (João 14:17).

Queridas irmãs e queridos irmãos do Clero e Laicato da Diocese Meridional, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos e todas vós:

A FESTA DE PENTECOSTES, ou FESTA DO ESPÍRITO SANTO, que celebraremos no Domingo 8 de Junho deste ano, nos lembra do pedido do Senhor Jesus Cristo para que recebamos o Seu mesmo Espírito. O Espírito do Pai, do Filho agora habita em nós e nos faz templos da divindade (I Coríntios 6:19) ao tempo que também nos une na comunhão do Seu Espírito (II Coríntios 13:14). Estes dois fatores nos constituem como Igreja de Cristo, como Seu Corpo (I Coríntios 12:11,27), uma Nação Santa e Povo Sacerdotal (I Pedro 2:9). Esta é mais do que nossa vocação, está e nossa identidade no Espírito Santo!
O mesmo Espírito recebido no batismo e confirmação, age entre nós, dentro de nós, a partir de nós, mostrando caminhos de Evangelização e de Missão. Foi assim desde a festa de Pentecostes em Jerusalém, onde uma comunidade medrosa e escondida foi completamente sacudida e desacomodada por uma Ventania Impetuosa, como no tempo da Criação (cf. Gênesis 1:2 e Atos 2:2), e as pessoas se iluminaram como velas pela luz do fogo do Espírito (Atos 2:3). A comunidade foi, então, impulsionada para o mundo vencendo as barreiras de comunicação, nascendo ali a Igreja Católica – Ecumênica - de Cristo! (Atos 2:5-11). Por isso, nos preparamos para a Festa orando ecumenicamente na Semana de Oração pela Unidade Cristã, buscando reconhecer nossa comunhão maior e descobrir nossa contribuição a partir da tradição anglicana.
Queridas irmãs e irmãos, somos, ou não somos, parte desta Igreja que emerge do Pentecostes? Pode parecer uma pergunta retórica, mas quando olhamos para nossas comunidades fechadas em si mesmas, medrosas, assustadas, olhando mais para o que não têm que para os ricos dons que o Espírito lhes concedeu; então, acho que vale a pena fazer esta pergunta.
A resposta está nos templos do Espírito que somos nós. O que o Espírito esta a nos dizer? Para onde quer nos levar, o que quer que comuniquemos? Quem está a espera da Boa Nova do Evangelho? Para que recebemos bênçãos e dons?
Pode que seja entusiasmo demasiado, mas Deus há tempo nos chama para levar sua presença a sério! O Espírito Santo nos pergunta qual é a Visão e a Missão? Pergunta-nos para onde queremos ir, como iremos sustentar esta Missão administrando melhor o que d´Ele recebemos, como podemos ensinar e transmitir com mais eficiência o Evangelho de Jesus Cristo e apontar para o Seu Reino?
No 122º Concílio fomos chamados a fazer um Planejamento para a Missão de Deus. Acredito que o Espírito estará lá, e, se tivermos esta disposição. Não deixemos a Ventania passar, deixar o barco da Igreja navegar nas águas do Espírito, vamos ouvir o chamado para nossa Diocese, cada comunidade e cada pessoa que a forma. Ouçamos o que o Espírito diz à Igreja! (Apocalipse 2:17 e outros).

Porto Alegre, 3 de Junho de 2014 A.D.
Dom Humberto Maiztegui Gonçalves

Bispo Diocesano

Nenhum comentário:

Postar um comentário